Telescópio Espacial sucessor do Hubble tem objetivos audaciosos: saiba quais são

Com o avanço da tecnologia, os cientistas foram capazes de lançar um novo instrumento para o espaço com o objetivo de explorar mais profundamente o universo. Apelidado de Telescópio Espacial James Webb, essa nova ferramenta promete revolucionar o que sabemos sobre o sistema solar e revelar novos mistérios do cosmos.

O lançamento do Telescópio Espacial James Webb ocorreu em 25 de dezembro de 2021. Desde então, seus dados têm gerado expectativas para a comunidade científica. Este dispositivo espacial foi projetado para substituir o notório telescópio Hubble, sendo muito maior e mais poderoso.

O que é o Telescópio Espacial James Webb?

Fruto de uma parceria entre NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense, o Telescópio Espacial James Webb é um gigante que possui uma lente espelhada de 6,5 metros de diâmetro. Sua sensibilidade também é incrível: o dispositivo consegue detectar luz infravermelha, o que é fundamental para estudar objetos mais distantes e mais antigos do universo.

A que se propõe o Telescópio Espacial James Webb?

O objetivo da missão do Telescópio Espacial James Webb é tão grandioso quanto o seu próprio tamanho. Ele foi idealizado para estudar a formação das primeiras galáxias do universo, a evolução de estrelas e de galáxias ao longo do tempo e, além disso, investigar a formação de sistemas planetários. Entre outras metas, o telescópio também será utilizado para investigar atmosferas de planetas fora do nosso sistema solar, em uma busca contínua por sinais de vida.

Quais descobertas o Telescópio Espacial James Webb pode fazer?

Além de responder algumas das questões mais profundas sobre o nosso universo, o Telescópio Espacial James Webb vai além e promete revolucionar diversas áreas da ciência. Alguns dos avanços potenciais envolvem a detecção de planetas fora do nosso sistema solar, o estudo da evolução do universo através da observação de galáxias primitivas, a mensuração da massa de buracos negros e análise de atmosferas de exoplanetas.

Quais descobertas foram feitas até agora pelo Telescópio Espacial James Webb?

Apesar do pouco tempo desde seu lançamento, o Telescópio Espacial James Webb já permitiu descobertas significativas. Ele desvendou uma segunda estrela moribunda na Nebulosa do Anel Sul e ofereceu uma visão única do Quinteto de Stephan, um grupo de galáxias. Na Nebulosa Carina, o telescópio conseguiu retratar as primeiras fases da formação estelar. Até agora, o dispositivo também descobriu indícios de água, neblinas e nuvens em um exoplaneta chamado WASP-96b.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.