Conheça a história e simbologia de Orloj: o Relógio Astronômico de Praga

Referência em todo o mundo, o Relógio Astronômico de Praga é o relógio medieval mais visitado pelos turistas na atualidade. Sua construção é atribuída ao mestre relojoeiro Hanus e aperfeiçoada mais tarde por Jan Taborsky no século XVI. Supostamente, para que Hanus não replicasse seu trabalho em outro lugar, os vereadores decidiram cegá-lo – pelo menos é isso que reza a lenda.

O curioso desse relógio é que ele vem em três partes: o calendário de Josef Manes, a esfera superior da Torre do Relógio e as figuras animadas. Cada uma acrescenta um toque único à maravilhosa funcionalidade deste grandioso relógio medieval.

O Calendário de Josef Manes

O calendário é uma obra notável de Josef Manes, esfera inferior na Torre do Relógio, que representa os meses do ano através de pinturas intrincadamente elaboradas. Além disso, tem os signos do zodíaco e, no centro, o Brasão da Cidade Velha. São quatro as pequenas esculturas que o acompanham: um filósofo, um anjo, um astrônomo e um orador.

A Esfera Superior: O Relógio Astronômico

A função da esfera superior da Torre do Relógio, o Relógio Astronômico propriamente dito, vai além de simplesmente mostrar as horas. Sua utilidade principal é reproduzir as órbitas do Sol e da Lua, tornando-se uma espécie de planetário.

As Figuras Animadas

A outra atração intrigante do relógio é o desfile dos doze apóstolos que ocorre cada vez que ele marca as horas. Este espetáculo acontece nas janelas superiores do Relógio Astronômico. Além dos apóstolos, você também encontrará outros quatro personagens: o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte, um esqueleto que inicia o desfile sempre que puxa uma corda.

Se você desejar ter uma visão panorâmica da Praça da Cidade Velha, pode subir a Torre do Relógio, cujo horário é de terça a domingo, das 9:00 às 18:00 horas, e às segundas das 11:00 às 18:00 horas. O valor do ingresso é de Kč130 (€5,30) para adultos e Kč80 (€3,30) para estudantes, crianças maiores de 6 anos e pessoas com mais de 65 anos.

E a Jornada Subterrânea?

Finalmente, se quiser percorrer as salas ocultas sob um dos monumentos mais relevantes da capital, você pode reservar o tour subterrâneo pela Prefeitura da Cidade Velha através do site oficial. Este passeio é uma ótima maneira de entender ainda mais sobre a história e a complexidade desse relógio impressionante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.