Céu colorido no próximo ano: saiba quais cometas vão passar pela Terra em 2024

Prepare suas lunetas e binóculos! Nosso céu nos próximos meses promete estar cheio de belas surpresas celestial entre dezembro de 2023 e março de 2024. A época será marcada pela ativação de diversos cometas os quais alcançarão seu periélio, ou seja, o ponto em que estarão mais próximos do sol, e consequentemente, alcançarão maior luminosidade. E adivinhe? Alguns deles poderão ser observados diretamente da Terra, com a ajuda de binóculos e alguns até mesmo a olho nu.

Segundo a programação divulgada pelo site Starwalk Space, somente serão visíveis os cometas que possuem uma magnitude igual ou inferior a 10, pois estes serão os mais brilhantes e consequentemente, os mais fáceis de serem vistos. Importante lembrar que quanto mais brilhante um objeto, menor o valor de sua magnitude de acordo com a classificação astronômica.

Quais cometas poderemos observar?

Os amantes da observação astronômica do Hemisfério Sul precisarão esperar um pouco, já que nem todos os cometas serão visíveis a partir do Brasil. Contudo, alguns cometas, como o Nishimura, já se fizeram presentes até mesmo de forma inusitada, sendo descoberto em agosto e passando próximo à Terra algumas semanas mais tarde. Além disso, diversos outros farão seu espetáculo celestial e estão listados abaixo:

144P/Kushida

No dia 25 de janeiro de 2024, atingirá seu ponto máximo de luminosidade com uma magnitude de 9,0. Sua aproximação mais próxima da Terra acontecerá no dia 12 de dezembro com magnitude de 9,3. Estará visível em ambos os hemisférios e espera-se que se torne observável com binóculos grandes e telescópios pequenos a partir do final de 2023.

62P/Tsuchinshan

Terá seu periélio em 24 de dezembro com magnitude de 7,2. Sua maior aproximação com a Terra será em 30 de janeiro de 2024, quando estará com magnitude de 7,7. Entretanto, somente poderá ser observado no Hemisfério Norte. Espera-se que no período de seu periélio seja possível visualizá-lo através de binóculos.

C/2021 S3 (PanSTARRS)

Seu periélio será em 14 de fevereiro de 2024 quando estará com magnitude de 7,8. A maior aproximação com a Terra será em 14 de março de 2024, quando estará com magnitude de 7,9. Será visível pelo Hemisfério Sul antes do periélio e Hemisfério Norte depois do periélio. A previsão é que alcance a magnitude 9 ainda em 2023, e poderá ser observado com telescópios pequenos.

Como localizar os cometas no céu?

Localizar esses corpos celestiais pode não ser uma tarefa fácil, já que são geralmente fracos e difusos. No entanto, com a ajuda de alguns aplicativos como o Sky Tonight, essa tarefa se torna mais simples. Depois de baixá-lo, basta inserir o nome do cometa no campo de pesquisa. O aplicativo então mostrará a exata localização do cometa no céu. Agora é só apontar seu dispositivo para o céu e seguir a seta branca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.