O Brasil tem astronauta?

O Brasil tem astronauta? A resposta é sim, e seu nome é Marcos Pontes. Ele foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, abrindo caminho para outros brasileiros seguirem esse caminho. Sua jornada começou com a Missão Centenário, em 2006, quando ele embarcou na nave russa Soyuz TMA-8, junto com um astronauta americano e um russo.

A missão decolou do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 29 de março de 2006, às 11 horas da noite, no horário brasileiro. Pontes e seus colegas passaram oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS), onde realizaram experimentos científicos enquanto orbitavam a Terra 155 vezes. A missão também foi importante para o Brasil, pois representou uma conexão entre a ciência brasileira e a exploração espacial.

Marcos Pontes, que nasceu em Bauru, São Paulo, em 1963, tem formação em engenharia aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea. Além disso, ele é mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, nos Estados Unidos. Sua experiência em voos em várias aeronaves o levou a ser selecionado pela NASA em 1998 para participar de um treinamento para missões espaciais. Ele completou o treinamento em 2000 e se tornou um astronauta apto a ir para o espaço.

Após sua missão no espaço, Marcos Pontes também fez uma transição para a política. Em 2013, ele se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e tentou uma vaga como deputado federal em 2014, mas não foi eleito. Em 2019, ele se tornou Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo de Jair Bolsonaro. Ele deixou o cargo em 2022 para se preparar para as eleições e foi eleito senador por São Paulo pelo Partido Liberal, com mais de 10 milhões de votos.

Victor Correa Hespanha, em 2022, tornou-se o segundo brasileiro a viajar para o espaço, mas Marcos Pontes continua sendo uma figura central na história espacial do Brasil. Sua trajetória demonstra a capacidade do Brasil de se destacar em um cenário internacional e a possibilidade de que outros brasileiros sigam seus passos rumo ao espaço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.