Famosa família de foguetes russa foi descontinuada por conta de Guerra da Ucrânia

A família de foguetes Zenit, originária da Ucrânia e projetada pelo Yuzhnoye Design Bureau em Dnipro, foi concebida na década de 1980 para atender a duas finalidades distintas: servir como propulsor líquido para o foguete Energia e como lançador autônomo de médio porte. Com capacidade superior à Soyuz e inferior à Proton, o Zenit tinha como objetivo substituir as obsoletas famílias Soyuz e Proton da União Soviética, utilizando propelentes mais seguros. No entanto, os planos de assumir os lançamentos de naves espaciais tripuladas da Soyuz foram abandonados após a dissolução da União Soviética em 1991.

O Zenit-3SL, parte do consórcio Sea Launch, teve 36 lançamentos, sendo 32 bem-sucedidos, um parcial e três falhas. As falhas incluíram incidentes como a destruição de um satélite de comunicações em 2000 e uma falha hidráulica fatal em 2013.

A história do Zenit inclui altos e baixos, desde seu primeiro voo em 1985 até momentos críticos nos anos 90, quando o programa esteve à beira do cancelamento devido a problemas financeiros e técnicos. No início dos anos 2000, o Zenit encontrou novo fôlego com o projeto internacional Sea Launch, mas incidentes como a explosão de 2007 e a falha hidráulica de 2013 marcaram desafios significativos.

Em fevereiro de 2015, as relações tensas entre Rússia e Ucrânia levaram ao fim do programa conjunto, com a Rússia decidindo descontinuar a compra de propulsores Zenit ucranianos. O mercado mundial de veículos de lançamento Zenit encolheu, e o futuro do programa ficou incerto.

Apesar das tensões geopolíticas, um Zenit foi lançado em dezembro de 2017 para entregar o AngoSat 1. A produção do Zenit envolveu a colaboração entre Yuzhnoye e Yuzhmash, com variantes como o Zenit-2M e Zenit-3SL demonstrando a evolução do projeto ao longo dos anos.

As especificações do Zenit incluem variantes de dois e três estágios, com capacidades de carga útil para diferentes órbitas. O preço por lançamento variava, sendo o Zenit-3SL mais caro, refletindo as melhorias e a complexidade do design. A taxa de sucesso do Zenit-3SL superou os 90%, destacando sua confiabilidade em termos de lançamentos bem-sucedidos.

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