10 características do planeta Júpiter: tamanho, temperatura, cor e mais

Um magnífico gigante celeste, conhecido como Júpiter, é o maior planeta do nosso sistema solar, superando em tamanho qualquer outro corpo celeste, com exceção do nosso sol. Para entendermos a dimensão desse gigante, imagine cerca de mil Terras, todas caberiam dentro de Júpiter que possui impressionantes 142.984 quilômetros de diâmetro. Este grande corpo celestial fica localizado entre Marte e Saturno, sendo o quinto planeta na sequência do Sol.

Com uma atmosfera composta predominantemente por hidrogênio e hélio, a distância que o separa do Sol é de aproximadamente 779 milhões de quilômetros. A temperatura média deste gigante é surpreendente, chegando a -110 °C e um de seus aspectos mais fascinantes é a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade anticiclônica que é uma das características mais marcantes de Júpiter.

Por que Júpiter é considerado o quarto objeto mais brilhante do céu?

Apesar de sua distância do Sol, o imenso Júpiter é visível a olho nu aqui da Terra. Este planeta é considerado o quarto objeto mais brilhante do nosso céu, ficando atrás apenas do Sol, da Lua e de Vênus. Júpiter também possui um sistema de anéis, embora não tão visíveis ou notórios quanto os de Saturno.

Quais os principais estudos realizados sobre Júpiter?

O famoso astrônomo Galileu Galilei, no início do século XVII, foi o primeiro a analisar Júpiter através de um telescópio. Galilei foi crucial na identificação dos quatro maiores satélites naturais de Júpiter: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, conseguimos obter mais informações sobre esse planeta, revelando que o mesmo possui 63 satélites naturais conhecidos até os dias de hoje.

Júpiter, assim como a Terra, realiza movimentos de rotação e translação. Entretanto, um dia em Júpiter dura apenas dez horas terrestres. Já o movimento de translação, é realizado em 12 anos terrestres, portanto, um “ano” em Júpiter é equivalente a 12 anos terrestres. Esses dados, assim como a existência do gigante planeta, têm muita relevância para a compreensão da formação da Terra e do Sistema Solar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.